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DURAÇÃO do MESTRADO 

O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve cursar 15 disciplinas, de 02 créditos cada, totalizando 30 créditos, e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Dissertação de Mestrado.

CARGA HORÁRIA

450 horas

AULAS/HORÁRIOS

Três dias na semana, das 19h às 22h

VALOR DO INVESTIMENTO

R$ 74.870,00 ou 24 parcelas de R$ 3.566,49

SECRETARIA ACADÊMICA

Secretária do curso: Gisele Notari e Fabio Etienne
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ

SUGESTÕES 
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br

LOCAL

Campus Gávea

Impacto do Programa

IMPACTO SOCIAL

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, sendo as primeiras dissertações defendidas em 2003. O Curso de Mestrado Profissional possui as seguintes características:

  • Ter como principal público-alvo analistas, gerentes, executivos e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendam atuar em organizações privadas, públicas ou do Terceiro Setor;
  • Enfatizar a aplicação prática de conceitos e teorias do campo da Administração, assim como de campos correlatos;
  • Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;
  • Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;
  • Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.

EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO
REGULAMENTO

OBJETIVOS

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.

Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

  • Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.
  • Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.
  • Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:

  • Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido de forma a minimizar problemas e aproveitar oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.
  • Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.
  • Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.
  • Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se completam à capacidade de trabalhar em rede.
  • Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam dois perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:

  • Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos que exijam uma formação generalista, em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.
  • São jovens que aspiram a uma carreira gerencial em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base não somente para atuar em áreas específicas da administração, mas também para desenvolver atuação mais generalista, que envolva o gerenciamento de unidades organizacionais ou mesmo de pequenas organizações. Apresentam capacidade de liderança e trabalho em equipe, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as linhas de pesquisa do curso de Mestrado Profissional:

1) Planejamento, Estratégia e Desempenho;

2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza;

3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing; e

4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança.

Excetuadas as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais afins com seus interesses, admitindo-se, portanto, combinação de disciplinas de diferentes áreas.

ESTRUTURA DO CURSO

As disciplinas estão agrupadas em quatro núcleos:

  1. Núcleo Comum (NC): elenco de 7 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
  2. Núcleo Instrumental (NI): elenco de 4 disciplinas que servem de suporte a outras. O aluno deve cursar as 2 disciplinas obrigatórias desse Núcleo, podendo ainda escolher outras duas como eletivas.
  3. Núcleo de Aplicação (NA): elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.
  4. Eletivas (E): O aluno deverá escolher 3 disciplinas entre as não obrigatórias que podem ser tanto do Núcleo Instrumental quanto do Núcleo de Aplicação.

NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS

O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 30, assim distribuídos:

BLOCOS DISCIPLINAS CRÉDITOS
Núcleo Comum 7 14
Núcleo Instrumental 2 4
Núcleo de Aplicação 3 6
Eletivas 3 6
Dissertação de Mestrado 1 0

FALE COM A COORDENADORA

Ainda com dúvidas? Agende uma conversa com a coordenação!

A coordenadora acadêmica do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio, PROFª. Renata Peregrino de Brito, está à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o programa, seus objetivos e sobre o valor que ele pode agregar à sua carreira.

Um espaço integralmente aberto a você, candidato ao nosso curso, que busca o crescimento profissional e que está interessado em alcançar níveis mais altos na carreira.

Para marcar um bate-papo com o coordenador para esclarecer suas dúvidas, basta agendar a data, o horário e pronto!

Ele estará à sua espera para ajudá-lo(a) nesta importante decisão de investir em uma qualificação de alto nível para atender aos seus objetivos e se diferenciar no mercado.

AGENDE SUA CONVERSA COM A COORDENADORA CLICANDO AQUI

COORDENAÇÃO

Renata Peregrino de Brito
Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.
renata.brito@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Comum

Ementa: Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Bibliografia: Básica: -NONAKA, I. (2000) A Empresa Criadora de Conhecimento. In: Harvard Business Review (coletânea) Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2000. -VASCONCELOS, F. C. (2001) Da gestão do conhecimento à gestão da ignorância. Revista de Administração de Empresas, 41(4). -ALMEIDA, A.L.C. (2009) Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis.In:Kunsch, M.M.K. Comunicação Organizacional: Linguagem, gestão e perspectivas.(v.2) São Paulo:Editora Saraiva. -SILVA NETO, B. Comunicação Corporativa e Reputação Empresarial. GVExecutivo, 12(1), 2013. -RIBEIRO, A… Bibliografia Completa

Ementa: Aspectos fundamentais de contabilidade. Demonstrações financeiras, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício. Fluxo de caixa. Análise das demonstrações financeiras. Indicadores financeiros. Contabilidade gerencial. Projeção demonstrações financeiras. Tópicos avançados de contabilidade.

Bibliografia: Básica: -ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico-Financeiro. 11ª. ed., São Paulo: Atlas, 2015. -IUDÍCIBUS, S.; MARION, J.C. Curso de Contabilidade para Não Contadores. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. -GELBKE, E. R. SANTOS, A. IUDÍCIBUS, S. MARTINS. E. Manual de contabilidade societária: Aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.

Ementa: Papel de Marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estilos de vida e comportamento de compra. Segmentação de mercado e Posicionamento. Papel do consumo nas sociedades contemporâneas e seu impacto na filosofia e no processo de gestão de marketing.

Bibliografia: Básica: -KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing, 15ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. Bibliografia complementar: -ARNOULD, E.J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, Vol. 31, No. 4 (March 2005), 868-882. -BACELLAR, F. C. T.; IKEDA, A.K. Evolução do ensino de marketing: um breve histórico. Organizações & Sociedade, v.18, n.58 (Julho/Setembro 2011), 507-531. -HOLT, D. Branding na era da mídia social. Harvard Business Review Brasil. Disponível em: http://hbrbr.uol.com.br/branding-na-era-da-midia-s… Bibliografia Completa

Ementa: Compreensão da política comportamental, variáveis básicas e principais funções; investigar o impacto crítico que a função de Recursos Humanos exerce no desempenho organizacional; Desenvolver a capacidade de raciocínio e discernimento crítico no que se refere a importância e aplicabilidade da Administração de Recursos Humanos; examinar o impacto de questões contemporâneas, o desenho e o desenvolvimento organizacional; clima e a cultura; qualidade e a produtividade no trabalho.

Bibliografia: Básica: -ROBBINS, Stephen P. - Fundamentos do Comportamento Organizacional, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. – Cap. 1: pg. 2 a 19 e Cap. 12- pg. 249 a 274. Textos, cases e artigos colocados no Moodle. Bibliografia complementar: -BIECH, Elaine – Manual de Liderança da ASTD, Rio de Janeiro, Elsevier, 2011 – Cap. 2 – As cinco práticas da liderança exemplar por Kouzes e Posner – pg. 15 a 36. -CHARAM, R. O Criador de Líderes, Rio de Janeiro: Elsevier, 2008 -CHARAM, R. - Know-How: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem, Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 -CHARAM, R, DR… Bibliografia Completa

Ementa: Aplicação dos conceitos de segmentação e posicionamento de mercado. O planejamento e a gerência de produtos. Gerência de serviços. Gerência de canais de distribuição. Considerações mercadológicas sobre a formação de preços. Gerência de comunicação de marketing. Gerência de marketing em contextos de baixa renda. Gerência de marketing em contextos internacionais. Estudos de casos empresariais em marketing.

Bibliografia: Básica: ROCHA, A.; FERREIRA, J.; SILVA, J. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2012. Complementar: BOONE, L.; KUTZ, D. Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2011. KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 15.ed. São Paulo: Pearson, 2019. Complementar: AAKER, D. On Branding. Porto Alegre: Artmed, 2015. FERREL, O.; HARTLINE, M. Estratégia de marketing: Teoria e casos. São Paulo: Cengage, 2016. LEVITT, T. A Imaginação de Marketing. São Paulo: Atlas, 1990. MELO, E. Gestão de Marketing e Branding. A Arte de Desenvolver e Gerenciar Marcas. 2ª ed. São Paulo: Alta Bo… Bibliografia Completa

Ementa: Introdução a Finanças Corporativas. Valor no sentido amplo e aplicado a mercados financeiros e empresas. Capital Budgeting, ou como usar recursos escassos. Risco: sua definição e modelos. Estrutura de Capitais, ou como financiar projetos e empresas. Fontes de financiamento à longo prazo.

Bibliografia: BRIGHAM, Eugene; EHRHARDT, Michael C.. Administração Financeira – Teoria e Prática, Tradução da 14ª edição norte-americana, CENGAGE Learning 2017.

Ementa: Estratégia, desempenho e vantagem competitiva. Análise de SWOT. Estratégias competitivas. Inovação e Modelos de Negócios Inovadores. Alianças e Ecossistemas. Transformação Digital. Economia Circular.

Bibliografia: Básica: Barney, J. B. & Hesterly, W. S. (2011). Administração estratégica e vantagem competitiva. 5ª ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall. Complementar: -Chesbrough, H.H.W. (2003). Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business Press. -Christensen, C. (1997). The innovator’s dilemma. Harvard Business School Press, Cambridge, Mass. -Ellen MacArthur Foundation (2015). Towards a Circular Economy; Volumes 1, 2 and 3 Executive Summary. -Fagerberg, J. (2004). Innovation: a guide to the literature. Oxford University Press, 1, 1-26. -Kaplan, R. & Nort… Bibliografia Completa

Núcleo Instrumental

Ementa: Tipos de conhecimento. O conhecimento científico. A pesquisa social. Métodos de pesquisa. Etapas do planejamento de um projeto de pesquisa. A elaboração e a composição da dissertação de mestrado. Características linguísticas, textuais e discursivas do texto acadêmico. A redação do projeto de pesquisa.

Bibliografia: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 3ed. 2010. Bibliografia complementar: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR 14724. ABNT, 2008. Disponível em: http://www.each.usp.br/download/pesquisa/abnt-resumo.pdf. Acesso em 21/08/2008. ALCADIPANI, R. Confissões Etnográficas: Fracassos no Acesso a Organizações no Brasil. Anais do IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD. Brasília, 2013. BABBIE, Earl. The Practice of Social Research, tenth edition, Belmont, CA: Wadsworth, 2004. BARDIN, Laur… Bibliografia Completa

Ementa: Métodos gráficos para descrição de dados, métodos numéricos para descrição de dados quantitativos, distribuições discretas e contínuas, amostragem: métodos e distribuições, estimadores, intervalos de confiança, testes de hipótese, ANOVA, regressão linear simples, , uso de softwares estatísticos.

Bibliografia: Básica: -McCLAVE, J.; BENSON, P.; SINCICH, T. Estatística para Administração e Economia, Pearson Prentice Hall, 2009. -BLACK, K. Business Statistics: Contemporary Decision Making, Wiley, 7th Edition, 2011.

Visão geral de métodos multivariados. Exame dos dados. Análise de fator exploratória. Regressão linear múltipla. Regressão logística. MANOVA. Análise de cluster. Modelagem de equações estruturais.

Ementa: Regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos, estatística não paramétrica e conceitos básicos de análise multivariada.

Bibliografia: MCCLAVE, BENSON, SINCICH. Statistics for Business and Economics. Pearson, 10ª Edição, New Jersey, 2008. BLACK, Ken. Business Statistics for Contemporary Decision Making. John Wiley & Sons, Inc. , 6th Edition, 2010. SINCICH, Terry. Business Statistics by Example. Prentice Hall Inc., 5th Edition, New Jersey, 1996.

Núcleo de Aplicação - Área de Estratégia

Ementa: Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Bibliografia: Básica: -Barney, J. B. (1986). Strategic factor markets: Expectations, luck, and business strategy. Management Science, 32(10), 1231–1241. -Barney, J. B. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management. https://doi.org/10.1177/014920639101700108 -Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2008). Strategic management and competitive advantage: concepts and cases. Pearson/Prentice Hall Upper Saddle River, NJ. -Brouthers, K. D., Brouthers, L. E., & Werner, S. (2007). Resource-Based Advantages in an International Context. Journal of Management, 34(2), 189–217. https://doi.… Bibliografia Completa

Ementa: Exploração aspectos práticos, suportados por ferramental analítico rigoroso, do Benchmarking Estratégico. Desenvolvimento dos principais tópicos de estratégia corporativa, com ênfase em integração vertical, diversificação, alianças estratégicas e fusões e aquisições. Estudo da aplicação de opções reais na tomada de decisões estratégicas sob risco e incerteza.

Bibliografia: Básica: -BARNEY, Jay B. & HESTERLY, William S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: Conceitos e Casos. 3ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. -BARNEY, J. B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Fourth Edition, 2011, Prentice Hall, NJ. -DE WIT, B. AND MEYER, R: Strategy – Process, Content and Context: An International Perspective, Third Edition, 2004, London: Thomson Learning. -ROTHAERMEL, F.T.: Strategic Management, Second Edition, 2015, New York: McGraw Hill Education.

Ementa: Crise socioambiental. Análise dos impactos antropogênicos. Desenvolvimento sustentável e Sustentabilidade corporativa (triple bottom line). Planejamento estratégico para a sustentabilidade. Modelos e ferramentas de Gestão ambiental. Modelos e ferramentas de responsabilidade social corporativa. As empresas e o consumo Sustentável. 1-A crise socioambiental e seus desdobramentos. 2-Responsabilidade e Gestão Ambiental das Empresas. 3-Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Valor Compartilhado.

Bibliografia: Básica: ELKINGTON, John. Sustentabilidade. Canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books, 2011. NASCIMENTO, Luis Felipe. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Florianópolis: CAD e UFSC, 2012.(disponível no Moodle) BEAL, Brent D. Corporate Social Responsibility: Definition, Core Issues, and Recent Developments. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014. Complementar: ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L.A.; Kruglianskas, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. São Paulo: Atlas, 2009. BARBIEIRI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. São Paulo: Saraiva,… Bibliografia Completa

Desenvolvimento e implantação de estratégias de manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Redesenho de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Fluxos de materiais e de produtos. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações.

Núcleo de Aplicação - Área de Finanças

Ementa: Risco e Retorno, Aversão ao Risco e Alocação de Capital, Teoria da Utilidade Esperada e Teoria do Prospecto, Carteira Ótima de Títulos de Risco, Modelos de Índice, Modelo de Precificação de Ativos de Capital, Teoria da Precificação por Arbitragem e Modelo Multifatorial de Risco de Retorno, Hipótese do Mercado Eficiente, Finanças Comportamentais, Anomalias de Mercado, Comportamento do Investidor, Evidências Empíricas dos Retornos dos Títulos.

Bibliografia: Básica: ABREU, F.R.O.D., Mette, F.M.B., & Martins, M.A.D.S. (2013). A utilização do modelo de seleção de carteiras de Markowitz como ferramenta no planejamento financeiro pessoal. Revista de Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças, 1(2), 28-40. ARAÚJO, E.A.T., Oliveira, V.D.C., & Castro Silva, W.A. (2012). CAPM em estudos brasileiros: Uma análise da pesquisa. Revista de Contabilidade e Organizações, 6(15), 95-122. ARAÚJO, A.C., & Montini, A.A. (2015). Análise de métricas de risco na otimização de portfolios de ações. Revista de Administração, 50(2), 208. BLUME, M.E. (1975). Betas and their… Bibliografia Completa

Ementa: Análise Multicritério; Valuation de Projetos de Inovação; Valuation Projetos de Energia. Avaliação de Empresas e Análise Fundamentalista. Estudos de Caso (Efektivia). Opções Reais.

Bibliografia: Berk e Demarzo, Finanças Empresariais. Editora Bookman, 2009. Complementar: BREADLEY, Stewart C. and MYERS, Richard A. Principles of Corporate Finance. 6th edition, McGrawn-Hill, 2000. TIROLE, Jean. The Theory of Corporate Finance. 1th edition, Princeton Press, 2006. DAMODARAN, Aswath. Avaliação de Investimentos: ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Trad. Bazán Tecnologia e Lingüística. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. AMRAM M.; KULATILAKA N. Real options: managing strategic investments in an uncertain world. Harvard Business School Press, 1999. BRAN… Bibliografia Completa

Ementa: Derivativos e Seus Objetivos. Derivativos de Juros e Moeda. Métodos de Valoração. Derivativos de Commodities, Energia e Clima. Derivativos de Criptomoedas.

Bibliografia: Básica: -HULL, J. Opções, Futuros e Outros Derivativos. In ____. Introdução aos mercados futures e de opções. 9. ed., 2015. -HULL, J. A mecânica operacional dos Mercados Futuro e a Termo. In ____. Introdução aos mercados futures e de opções. 2. ed. São Paulo: Bolsa de Mercadorias e Futuros, 1996. Bibliografia complementar: -BENTH, F. E.; CARTEA, A.; KIESEL, R. Princing foward contracts in power markets by the certainty equivalence principle: explain de sign of the market risk premium. Journal of Banking and Finance, v. 32, n. 10, p. 2006-2021, 2007. -BESSEMBINDER, H.; LEMMON, M. L. Equilibrium… Bibliografia Completa

Ementa: Mercado de Capitais. Microestrutura do Mercado de Capitais. Apreçamento de Ativos. Previsibilidade de Preços. Eficiência do Mercado. Volatilidade dos Preços. Finanças Comportamentais. Escolha Intertemporal. Equity Premium Puzzle.

Bibliografia: Básica: BREALEY, R, A.; MYERS, S. C. Princípios de Finanças Corporativas, São Paulo: Grupo A Editora, 2008. ACKERT, L.; Deaves, R. Behavioral Finance: Psychology, Decision-Making, and Markets, South-Western: Cengage Learning. 2010. Bibliografia complementar: DAMODARAN, A. Damodaran on Valuation Security Analysis for Investment and Corporate Finance; San Francisco: John Wiley & Sons, Inc. 2nd. 2006. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R.W.; JAFFE, J.F. Corporate Finance; Columbus: McGraw-Hill, 2005.

Ementa: Aplicação de diversos métodos de econometria na área de finanças. Desenvolvimento de estudos empíricos em finanças aplicando diversos métodos estatísticos.

Bibliografia: Básica: -Wooldridge, J. M. Introdução à Econometria – Uma abordagem Moderna. Cengage Learning: São Paulo, 2018. Bibliografia complementar: -BROOKS, Chris. Introdutory Econometrics for Finance. Cambridge University Press: Cambridge, Fourth Edition, 2019.

Núcleo de Aplicação - Área de Marketing

Ementa: Natureza do esforço de marketing em organizações de serviços. Características dos serviços. Estratégias de marketing aplicadas a serviços. Serviço como diferenciação de produtos. Qualidade em serviços e satisfação dos clientes. Falhas e recuperação de serviços. Papéis de funcionários e clientes na execução de serviços. Cenários de serviços. Demanda e capacidade em serviços.

Bibliografia: Básica: -ZEITHAML, V.; BITNER, M.J.; GREMLER, D. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. Bibliografia complementar: -HOFFMAN, K.D.; BATESON, J. Princípios de Marketing de Serviços. 3.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. -LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7.ed. São Paulo: Pearson, 2011.

Ementa: Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de marketing. Concepção, execução e análise de pesquisas de marketing. Categorias de pesquisa. Decisão e valor de informação. Mensuração. Escalas e instrumentos. Análise e interpretação dos resultados.

Bibliografia: Básica: MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 7ª Ed., 2019. Complementar: MOTTA, Paulo Cesar. Serviços: Pesquisando a Satisfação do Consumidor. Rio de Janeiro, Imprinta Express, 3a ed., 2002.

Ementa: Os objetivos das áreas de distribuição e logística dentro da estratégia de Marketing. A logística empresarial e o conceito de integração. Os conceitos de utilidade e agregação de valor na distribuição. Considerações sobre os tipos de produtos e suas demandas. Embalagens, esforços de posicionamento, estágio no ciclo de vida, valor, volume, grau de substitutibilidade e perecibilidade dos produtos no planejamento de distribuição e atividades logísticas. O papel dos intermediários no sistema de distribuição. Vantagens e desvantagens dos sistemas de distribuição direto e indireto. Administração de canais em cadeias mistas e seus conflitos. O nível do serviço logístico e sua contribuição para a competitividade das empresas. Marketing de relacionamento e as últimas tendências organizacionais em cadeias de distribuição. Técnicas logísticas para respostas de demandas. Gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Bibliografia: Básica: -ROSENBLOOM, B. - Canais de Marketing: Uma Visão Gerencial. São Paulo: Cengage Lear-ning, 2014 (ou versão disponível mais recente). -ROCHA, André L. P. da – Introdução à Logística Empresarial. SENAC, Rio de Janeiro, 2006, Versão eletrônica. Bibliografia complementar: ALVAREZ, Francisco J. S. M. - Trade Marketing: A conquista do consumidor no ponto de venda. São Paulo: Saraiva, 2008. AMUI, Adriano Maluf – Trade Marketing – Pontos de vista expandidos. LCTE Editora, 2010. BALLOU, Ronald H. (a) – Logística Empresarial. Ed. Atlas, 1995. BALLOU, Ronald H. (b) – Gerenciamento da Cadeia de Sup… Bibliografia Completa

Ementa: Determinantes básicos do comportamento do consumidor. Contribuição da Antropologia, da Sociologia, da Economia e da Psicologia. Modelagem do comportamento do consumidor: processos afetivo e cognitivo, comportamentos observáveis, aprendizado e influências do ambiente. Impactos sobre estratégia e práticas de marketing.

Bibliografia: LIVRO-TEXTO: PETER, J. Paul; OLSON, C. Jerry. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing, 8ª Ed. São Paulo: McGraw Hill, 2009.

Ementa: O curso abordará conceitos e métodos utilizados no processo de tomada de decisão sobre diversas questões de Marketing e relacionamento com o cliente, como posicionamento, planejamento de promoção/publicidade, lançamento de novos produtos, entre outros, com ênfase particular no gerenciamento da relação com o cliente (CRM) e retenção de clientes. O foco das aulas será prático, com a resolução e discussão de casos sobre a relação entre clientes e empresas.

Bibliografia: Básica: -Peppers, D. & Rogers, M. (2010). Managing Customer Relationships: A Strategic Framework. Wiley, 6th Edition, 2010. Bibliografia complementar: -Kumar, V. & Reinartz, W. (2005). Customer Relationship Management: A Databased Approach. Wiley. -Frow, P. & Payne, A. (2009), “Customer relationship management: a strategic perspective”, Journal of Business Market Management, 3 (1), 7-28. -Hennig-Thurau, T., Malthouse, E. C., Friege, C., Gensler, S., Lobschat, L., Rangaswamy, A. & Skiera, B. (2010). The Impact of New Media on Customer Relationships. Journal of Service Research, 13 (3), 311-330.… Bibliografia Completa

Núcleo de Aplicação - Área de Organizações

Ementa: Desenvolvimento, aprendizado contínuo e treinamento das pessoas. Organização que aprende. Habilidades e competências requeridas no mundo globalizado de negócios. Desenvolvimento organizacional e gerencial. Planejamento, programação, monitoramento e avaliação dos processos de desenvolvimento organizacional, grupal e pessoal. Sistemas de medição e recompensa.

Bibliografia: Básica: EASTERBY-SMITH, M. LYLES, M. Introduction: Watersheds of Organizational Learning and Knowledge Management In: EASTERBY-SMITH, M. LYLES, M. The Blackwell Handbook of Organizational Learning and Knowledege Management. Blackwell Publisisnhig, 2008. ELKJAER, B. Organizational Learning: The ‘Third Way. Management Learning, 2004. Vol. 35(4). DIBELLA, A. Organizations as Learning Portfolios. In. Easterby-Smith, M. Lyles, M. The Blackwell Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management. Blackwell Publishing, 2008 HEDBERG, B. WOLF, R. Organizing, Learning, and Strategizing: From Co… Bibliografia Completa

Ementa: A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se manifesta através de sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. Como a Cultura Organizacional se manifesta através dos artefatos visíveis, aspectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A importância do alinhamento cultural. Porque é difícil mudar a cultura de uma organização. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional. O papel da cultura nacional e/ou da cultura familiar na cultura organizacional.

Bibliografia: Básica: -Tomei, P.A. O Que é a Cultura Organizacional? Editora Brasiliense, 2011. -Tomei, P.A., Russo G, Antonaccio, Cultura Empreendedora, Ed. Office Book, 2008. Bibliografia Complementar: -Tomei, P.A. (org.) Cultura e Mudança Organizacional, Editora PUC-Rio,2007 -Textos incluídos na Plataforma Moodle.

Ementa: Comparação crítica das principais abordagens dos estudos das organizações. Abordagens teórico-administrativas. Estrutura burocrática: funções e disfunções. A organização como sistema social. Ambiente e tecnologia.

Bibliografia: HITT, M.A.; SMITH, K.G. (ed.) Great minds in management: the process of theory development. New York, Oxford University Press, 2005. BLADER, S.L.; TYLER, T.R. (2003) What constitutes fairness in work settings ? a four-component model of procedural justice ? Human Resource Management Review, 13: 107-126. BARNEY, J. B. (1986). Organizational culture: Can it be a source of sustained competitive advantage? Academy of Management Review, 11(3): 656-665. FOLGER, R.; ROSENFIELD, D.; GROVE, J.; CORKRAN, L. (1979). Effects of voice and peer opinions on response to inequity. Journal of Personality and So… Bibliografia Completa

Identidade Organizacional e Identidade nas Organizações. Principais debates e teorias. Identidade Organizacional e Mudança. Imagem e Reputação na Gestão da Identidade Organizacional. Identidade Organizacional em uma perspectiva temporal. Identidade e Sensemaking. Narrativas, Discursos e Storytelling e o processo de construção de Identidades Organizacionais.

Ementa: Reflexão sobre questões relacionadas ao estudo e a prática da liderança. O que é liderança. O que faz a liderança eficaz. Como as pessoas se tornam líderes ou seguidores. Como métodos e ferramentas de diferentes disciplinas nos ajudam a compreender melhor o fenômeno liderança.

Bibliografia: Básica: -Bass, B.M., Avolio, B.J. Jung, D.I., Berson, Y. (2003). Predicting unit performance by assessing transformational and transactional leadership. Journal of Applied Psychology,Vol. 88, No. 2, 207–218. -Ciulla, J. (1995) Leadership Ethics : Mapping the Territory. Business Ethics Quarterly, 5, 5-24. -Day, D. V. & Antonakis, J. (2012). Leadership: Past, present, and future. In Day D. V. & Antonakis J. (Eds.), The Nature of leadership (2nd, pp. 3-25). Thousand Oaks: Sage Publications. -Gardner, J. (2004) The Cry for Leadership. In T.J. Wren (Ed.), The Leader's Companion:Insights on Leadersh… Bibliografia Completa

Dissertação de Mestrado

Ementa: Sem direito à créditos.

Bibliografia: Não se aplica.

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Doutor em Economia

Carlos Bastian

Doutor em Administração de Empresas

Clarice Kogut

Doutora em Administração de empresas

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Jorge Ferreira da Silva

Doutor em Administração de Empresas

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças (PUC-Rio)

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcelo Cabús Klötzle

Pós-doutorado em Finanças Comportamentais e Doutor em Economia

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Alunos

+

Egressos

+

Selecionados

+




EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO
REGULAMENTO

PRÉ-REQUISITOS

O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:

DOCUMENTAÇÃO

Candidatos com IAG Management poderão substituir o resultado dos testes pelo Histórico Escolar do curso, desde que:

  • O CR registrado no histórico escolar seja igual ou superior a 9,0.
  • O candidato tenha concluído pelo menos as disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico com aprovação igual ou superior a 7,0.
  • As disciplinas do Núcleo Básico tenham sido cursadas em um período máximo de 3 anos antes do ingresso no Mestrado Profissional.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

Etapa 1:

Etapa 2:

  •  Entrevista

O resultado de cada etapa será divulgado pelo Sistema de Inscrição. Ao final do processo seletivo, estima-se a aprovação de até 35 candidatos. A previsão de finalização do processo seletivo é até dezembro de 2023.

TESTE IAG

Teste oferecido pelo IAG que contempla a avaliação de métodos de mensuração e análise de dados; compreensão de textos em inglês; redação em português; e análise de problemas envolvendo situações relacionadas à gestão para tomada de decisão, conforme a área de interesse do aluno (Estratégia, Finanças, Marketing ou Organizações).

Para mais informações: teste.iag@iag.puc-rio.br

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