GESTÃO DE
 MBA
RECURSOS HUMANOS
 MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS

PRÓXIMA TURMA

06 de maio de 2024

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas online ao vivo com 16 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e Quartas, das 19h às 22h – aulas online ao vivo

INVESTIMENTO

R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 15% até 16/04;
  • 10% a partir de 17/04.

Matriculas antecipadas para demais candidatos:

  • 5% até 16/04.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

 

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Faça sua inscrição

O conteúdo do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio e seu conjunto de disciplinas foram elaborados a partir de recentes de­mandas de qualificação profissional das empresas em relação a seus colaboradores, assim como a percepção de executivos, conselhos de administração e stakeholders externos.

A grade curricular apresenta um conjunto de temas relevantes e conectados de modo a integrar todos os subsistemas da gestão de recursos humanos, propiciando uma visão atual da função e as suas grandes tendências e desafios para os próximos anos.

Adotando, sempre que possível e adequado, metodologias baseadas na análise de modelo de maturidade, permite que seus participantes compreendam a situação atual das organizações em que atuam e analisem estratégias alternativas para, como autênticos “parceiros de negócio”, que proponham mudanças e inovações, independentemente dos setores da indústria e porte dessas organizações.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão de Recursos Humanos visa a desenvolver e ampliar a perspectiva gerencial dos participantes, no que diz respeito à área de recursos humanos, proporcionando uma visão dessa atividade integrada à estratégia global das empresas. Para tanto, o curso busca:

  1. aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de recursos humanos;
  2. discutir a aplicação prática desses conhecimentos;
  3. oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de recursos humanos;
  4. refinar o processo de liderança para a efetiva implementação de planos de transformação nas organizações;
  5. orientar sobre possíveis processos, ferramentas e indicadores para a governança da área e seus subsistemas e;
  6. promover a colaboração, a integração e a troca de experiências entre seus participantes.

O objetivo específico do curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos é oferecer aos seus participantes insumos que lhes permitam atuar com competência e comprometimento, tanto como gestores de pessoas, quanto consultores internos. Desta forma, o curso pretende que os participantes desenvolvam o pensamento estratégico e digital aplicado à dimensão humana das organizações.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Eliane Leite
Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcelo Carpilovsky
Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas
marcelo.carpilovsky@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Básico

Impacto das mudanças socioambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. A marca empregadora.  Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo.

Coaching e Mentoring na visão de Recursos Humanos: características, tipologias e aplicações. Critérios para indicação desses processos para desenvolver líderes, colaboradores e equipes. Uso de recursos internos e contratação de profissionais externos. Relação do RH com o Coachee/Mentorado, com o seu Gestor e com o Coach/Mentor. Avaliação de resultados. Práticas contemporâneas: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring. Questões éticas. Papel do RH no desenvolvimento de uma cultura de Coaching/Mentoring.

As origens do pensamento da administração. A organização e suas variáveis. O que é Comportamento Organizacional. As principais abordagens teóricas. Diversidade nas organizações. A influência das Ciências do Comportamento na Administração, Satisfação e Motivação dos Empregados. Emoções e sentimentos nas organizações. Percepção e Tomada de decisão. O que é percepção e sua importância para a gestão comportamental. Fundamentos do Comportamento Organizacional nas equipes. Confiança nas organizações e Delegação de Autoridade.  O Conflito nas organizações. As diferentes visões das Teorias de Gestão sobre o Conflito. Enxergando o Lado Positivo do Conflito. Comprometimento Organizacional. A Reação Humana à Mudança: Causas de Resistência e o Grau de Resiliência.

A construção da reputação corporativa como um fator de atração e retenção de talentos, e o papel da comunicação. Processos de comunicação fundamentais na jornada do colaborador. O planejamento do portfólio com base no conceito de employee experience. Comunicação colaborativa e empática no cotidiano. Comunicação de liderança como um fator de construção de engajamento e o reflexo no comportamento da equipe. Abordagens para gestão de conflitos fundamentada.

O modelo de gestão de RH e o papel dos Consultores Internos – Business Partners Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

Conhecendo as manifestações culturais de uma organização  (sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas, artefatos visíveis, aspectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação) segundo Modelo de tres níveis de Schein. O papel dos fundadores e dos valores na cultura organizacional. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. Modelos de Ciclo de Vida Organizacional e Tipologias Culturais. Modelos de cultura familiar, cultura nacional, adaptação e inteligência cultural. Papel da liderança na cultura organizacional. Alinhamento, transformação e gerenciamento cultural. Práticas de mudança cultural.

Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – Cop. como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação.

Conceitos e dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa (ESG em inglês). Comportamento ético individual e das empresas, considerando ambientes multiculturais e complexos. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG.

Análise macro ambiental e estrutural de indústrias – de natureza qualitativa e quantitativa. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização e de ações relacionadas ao aproveitamento de oportunidades e prevenção de ameaças. Missão, objetivos empresariais, visão baseada em recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas. Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Mensuração do desempenho empresarial.

As Recompensas Financeiras como um sistema da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Princípios gerais da Gestão da Remuneração. Sistema de Remuneração Tradicional. Remuneração Estratégica. Benefícios. Remuneração Total. Construção das Estruturas Salariais. Avaliação global dos sistemas de recompensas da organização.

Desafios e oportunidades de Rh na transformação digital: novas práticas e competências essenciais para o contexto. Gestão de Competências (GC) na era digital: soft skills x hard skills. Arquitetura de GC: conceitos chave. Desdobramentos da GC: Mapeamento de Competências: como fazer. Principais características e aplicações. Correlação da GC com captação, desenvolvimento, seleção e avaliação de pessoas. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção.

Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Liderança, Segurança Psicológica e a criação de ambientes de aprendizagem. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Competências do líder na contemporaneidade. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. O líder coach e a Formação de equipes de alta performance. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida.

A transformação digital e as mudanças em RH, a evolução dos dados e a cultura data driven nas Organizações. O conceito de People Analytics. Os dados e sua utilização na compreensão de padrões de comportamento. A adoção da tecnologia na análise dos dados – Big Data, IA, Machine Learning. Tipos de análise e conceitos estatísticos mais usados em People Analytics. A governança de dados de pessoas. Ética e Compliance na utilização de dados sensíveis.

O alinhamento da Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios é condição fundamental para que RH fortaleça seu papel estratégico na organização. Compreender as mudanças no ambiente externo e interno da organização e direcionar as ações de RH através de um bom diagnóstico, indicadores de desempenho e métricas adequadas são requisitos necessários para o alcance dos objetivos de negócio. O uso estratégico dos dados para o planejamento e tomada de decisão em RH pode subsidiar decisões de investimentos e esforços com evidências científicas, dados e fatos, dando mais credibilidade as ações de RH.

Reforma Trabalhista. Empregados Hipersuficientes. Mudanças nas Negociações Individuais de Trabalho. Arbitragem. Mudanças nas Negociações Coletivas de Trabalho e Flexibilização. Vínculo de Emprego. Pejotização. Terceirização. Contrato de autônomo. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista.  Acordos Preventivos no Contrato de Trabalho. Meio ambiente de trabalho. Assédio Moral. Assédio Sexual. Responsabilidade civil do empregador. Acidente de Trabalho. Acidente de Trajeto. Doenças Ocupacionais. Auxílios Previdenciários. Discriminação no ambiente de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Atitudes, percepção social, pressão social. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas às políticas públicas.

Cultura Ágil, contexto e fundamentos. Aplicação de valores e princípios Ágeis para o RH. Formação de times de alta performance. Gestão visual do trabalho. Organizações do aprendizado. Ecossistema de gestão de pessoas pelo viés Ágil. Ferramentas como Scrum, Kanban e OKR. Desafios de uma transformação organizacional e cultural. RH como agente de transformação.

Contexto geral e dos negócios. Ambiente e relações de trabalho. Desafios das áreas de saúde e qualidade de vida no trabalho Risco de saúde, bem-estar e segurança das pessoas:  impacto na saúde organizacional, envolvendo o clima, a cultura e o desempenho da organização como um todo. Gestão de ecossistemas para a promoção da saúde e qualidade de vida da força de trabalho e da organização. Eliminando a toxidade dos ambientes de trabalho. Práticas para criar sociedades empresariais mais humanizadas e mais sustentáveis.

Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. O ambiente das organizações. Ética, Responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e o pensamento regenerativo. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos. Estruturas e redes em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Desafios da Liderança e desenvolvimento de competências humanas do gestor no contexto de diversidade, mudança e inovação.

TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico  

Alessandra Nogueira

Graduada em Psicologia com e Pós - Graduada em Gestão de Projetos
+

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutora em Administração de Empresas

Carolina Losicer

Mestre em Gestão e Sustentabilidade e Pós-Graduada em Marketing
+

Daniel Kamlot

Doutor em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia de Computação

Denise Mathias Viana

Mestre em Gestão Empresarial, graduada em Administração de Empresas
+

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH

Fernanda Magalhães

+

Jacqueline Resch

Pós - Graduada em Psicoterapia e Graduada em Psicologia
+

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH

Juliana Bracks

Pós-graduada em Direito e Graduada em Direito e Engenheira de Produção
+

Luiz Augusto Figueira

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Carpilovsky

Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora em Administração de Empresas e Graduação em Psicologia

Renato Cuenca

Doutor em Administração IAG/PUC-Rio. Educador em Gestão e Liderança, Soft Skills Coach, Executive Mentor e Pesquisador Comportamento e Cultura Organizacional.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista, por telefone ou por aplicativo de videoconferência, com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês, ainda que por meio do uso de tradutores eletrônicos.

Voltar para os cursos de MBA

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O conteúdo do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio e seu conjunto de disciplinas foram elaborados a partir de recentes de­mandas de qualificação profissional das empresas em relação a seus colaboradores, assim como a percepção de executivos, conselhos de administração e stakeholders externos.

A grade curricular apresenta um conjunto de temas relevantes e conectados de modo a integrar todos os subsistemas da gestão de recursos humanos, propiciando uma visão atual da função e as suas grandes tendências e desafios para os próximos anos.

Adotando, sempre que possível e adequado, metodologias baseadas na análise de modelo de maturidade, permite que seus participantes compreendam a situação atual das organizações em que atuam e analisem estratégias alternativas para, como autênticos “parceiros de negócio”, que proponham mudanças e inovações, independentemente dos setores da indústria e porte dessas organizações.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão de Recursos Humanos visa a desenvolver e ampliar a perspectiva gerencial dos participantes, no que diz respeito à área de recursos humanos, proporcionando uma visão dessa atividade integrada à estratégia global das empresas. Para tanto, o curso busca:

  1. aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de recursos humanos;
  2. discutir a aplicação prática desses conhecimentos;
  3. oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de recursos humanos;
  4. refinar o processo de liderança para a efetiva implementação de planos de transformação nas organizações;
  5. orientar sobre possíveis processos, ferramentas e indicadores para a governança da área e seus subsistemas e;
  6. promover a colaboração, a integração e a troca de experiências entre seus participantes.

O objetivo específico do curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos é oferecer aos seus participantes insumos que lhes permitam atuar com competência e comprometimento, tanto como gestores de pessoas, quanto consultores internos. Desta forma, o curso pretende que os participantes desenvolvam o pensamento estratégico e digital aplicado à dimensão humana das organizações.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO
Eliane Leite
Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH
Marcelo Carpilovsky
Marcelo Carpilovsky
mcarpi10@gmail.com
Lattes
Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas

PRÓXIMA TURMA

06 de maio de 2024

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas online ao vivo com 16 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e Quartas, das 19h às 22h – aulas online ao vivo

INVESTIMENTO

R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 15% até 16/04;
  • 10% a partir de 17/04.

Matriculas antecipadas para demais candidatos:

  • 5% até 16/04.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

 

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Núcleo Básico

Impacto das mudanças ambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo.

Coaching e Mentoring na visão de Recursos Humanos: características, tipologias e aplicações. Critérios para indicação desses processos para desenvolver líderes, colaboradores e equipes. Uso de recursos internos e contratação de profissionais externos. Relação do RH com o Coachee/Mentorado, com o seu Gestor e com o Coach/Mentor. Avaliação de resultados. Práticas contemporâneas: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring. Questões éticas. Papel do RH no desenvolvimento de uma cultura de Coaching/Mentoring.

Comportamento Organizacional: conceito. Diversidade nas Organizações. Valores e Atitudes. Personalidade e Emoções. Percepção, Decisão e Criatividade. Satisfação e Motivação no Trabalho. Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Políticas e Práticas de Recursos Humanos.

A construção da reputação corporativa como um fator de atração e retenção de talentos, e o papel da comunicação. Processos de comunicação fundamentais na jornada do colaborador. O planejamento do portfólio com base no conceito de employee experience. Comunicação colaborativa e empática no cotidiano. Comunicação de liderança como um fator de construção de engajamento e o reflexo no comportamento da equipe. Abordagens para gestão de conflitos fundamentada.

O modelo de gestão de RH e o papel dos Consultores Internos – Business Partners Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

Definindo clima e cultura. Conhecendo a cultura de uma organização. A relação cultura e estratégia. Mudança cultural de uma organização. Modelos mentais e imaginário coletivo. Como a cultura se forma. Como a Cultura Organizacional se manifesta. Manifestações da Cultura. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. A Cultura organizacional é única? Cultura e Mudança Organizacional. Cultura e Ciclo de Vida Organizacional. Cultura e liderança, comprometimento e desempenho. Tipologia cultural. Cultura nacional e Cultura Organizacional. Cultura familiar.

Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – CoP como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação.

Conceitos e dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa (ESG em inglês). Comportamento ético individual e das empresas, considerando ambientes multiculturais e complexos. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG.

Análise estrutural de indústrias. Análise do macroambiente. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. A Visão Baseada em Recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial. Aplicações do “Big Data” como suporte a decisões estratégicas.

A importância da remuneração no atual contexto de negócios. As transformações ocorridas nos sistemas de recompensas financeiras. O modelo tradicional e as novas formas de remuneração. Os programas de benefícios como um diferencial competitivo. A remuneração baseada em entregas e resultados. Carreira uma construção baseada em parceria. Questões emergentes no cenário brasileiro.

Desafios e oportunidades de Rh na transformação digital: novas práticas e competências essenciais para o contexto. Gestão de Competências (GC) na era digital: soft skills x hard skills. Arquitetura de GC: conceitos chave. Desdobramentos da GC: Mapeamento de Competências: como fazer. Principais características e aplicações. Correlação da GC com captação, desenvolvimento, seleção e avaliação de pessoas. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção.

Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Competências do líder exponencial. Liderança Situacional. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. Formação de equipes de alta performance e liderança coach. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida.

People Analytics se baseia na premissa de que o que torna as empresas ótimos lugares para se trabalhar são as pessoas. Portanto, conhecê-las bem e compreender seus comportamentos, pode tornar as empresas ainda melhores e mais produtivas. Para isso acontecer, é necessário analisar os dados sobre as pessoas no trabalho, encontrar padrões de comportamentos, compreender causas, gerar insights e tomar decisões baseadas nos dados e nas evidências. Isso é People Analytics.

O alinhamento da Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios é condição fundamental para que RH fortaleça seu papel estratégico na organização. Compreender as mudanças no ambiente externo e interno da organização e direcionar as ações de RH através de um bom diagnóstico, indicadores de desempenho e métricasadequadas são requisitos necessários para o alcance dos objetivos de negócio.O uso estratégico dos dados para o planejamento e tomada de decisão em RH pode subsidiar decisões de investimentos e esforços com evidências científicas, dados e fatos, dando mais credibilidade as ações de RH.

A concepção do sistema legal trabalhista brasileiro. Instrumentos coletivos negociados e a flexibilização compromissória. Aspectos fundamentais dos regimes jurídicos do empregado, e os diferentes contratos de trabalho. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista. A moderna noção de meio ambiente de trabalho. A ontologia da responsabilidade civil do empregador. Assédios moral, sexual e estrutural. Repercussões jurídicas dos acidentes de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Organização Internacional do Trabalho (OIT). Privilégios; preconceito e pré-conceito. Atitudes, percepção social, pressão social. A importância do autoconhecimento. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas as políticas públicas. O desafio das organizações brasileiras.

O curso tem como objetivo apresentar, a partir de casos reais e exercícios práticos, os desafios e benefícios da adoção de métodos Ágeis na área de Recursos Humanos, assim como nas demais áreas da organização. Agilidade é o mindset adotado pelas organizações mais inovadoras do mundo, e como tal, é de fundamental importância em um mundo cada vez mais imprevisível e dinâmico. O curso explora os conceitos de forma abrangente, incentivando o seu uso no dia a dia das organizações já partir da primeira aula.

Cada vez mais, pesquisadores tem mostrado uma correlação positiva entre a saúde física e emocional dos colaboradores e o sucesso dos negócios. O ritmo de trabalho exacerbado e a pandemia evidenciaram a falência do modelo de gestão usualmente adotado de comando e controle, de monitoramento de curto prazo e da busca desenfreada de fazer mais com menos. A proposta da disciplina é provocar uma reflexão sobre o risco de saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores e o impacto disso na saúde organizacional, envolvendo o clima, a cultura e o desempenho da organização como um todo. Ao final do curso, pretende-se traçar um roteiro de práticas que possam criar sociedades empresariais mais humanizadas e mais sustentáveis.

Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. Team building.

Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. Ética, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos, em ambientes VUCA. Estruturas em redes e cadeias em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Liderança e o sentido do trabalho em tempos de empreendedorismo, mudança e inovação. O desafio de ser um só e ser muitos – trabalho, produtividade, propósito, saúde, família, qualidade de vida entre outros.

TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico

Alessandra Nogueira


Alessandra Nogueira
alessandradovalle@gmail.com
Líder de Recursos Humanos com experiência no Brasil e na América Latina em empresas multinacionais de consumo como: Gillette Company, S.C, Johnson Wax, L’ORÉAL e The Coca-Cola Company . Nos últimos anos atuou como Líder de Talent Acquisition na América Latina na The Coca-Cola Company. Nessa função, teve um papel essencial na transformação da área com a contratação de skills estratégicos, implementando estratégia diferenciada de identificação de talentos. Além de ter que olhar a cadeia de Talentos como um todo. Paralelo a esta posição, Alessandra realizou projetos e atividades como Parceira Estratégica de Recursos Humanos (HRBP) para Tecnologia da Informação, Pesquisa & Desenvolvimento e Jurídico na unidade de negócios no Brasil. Adicional à atuação em vários projetos de Reestruração e Transformação de negócios e Gestão/Mitigação de Riscos. Nos últimos anos, vem se apaixonando por inovação e exponenciação da experiência do empregado, o que a levou a atuar na Aceleradora de Inovação da Coca-Cola Brasil e a cursar o Programa Executivo com foco em Economia Exponencial da Singularity University. É graduada em Psicologia pela UFRJ,MBA Executivo pelo COPPEAD UFRJ e MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC.
Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro


Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro
ana.pinheiro@prof.iag.puc-rio.br
Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012), está fazendo o doutorado na mesma instituição. Atualmente é Coordenadora Adjunta e Professora do Curso de Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e também docente na PUC Rio. Leciona as disciplinas de Contabilidade Financeira, Orçamento e Controladoria,Teoria Geral da Administração, Teoria das Organizações e Comportamento Organizacional. Atua 22 anos nas áreas de Planejamento Estratégico e Controladoria. Tem uma trajetória profissional construída em organizações como TVGlobo, Infoglobo, Sul América, Schering-Plough, Furnas e Unisys.
Antonio Monteiro

Professor do Núcleo Temático 2 - Gestão Estratégica de Recursos Humanos do curso de Formação em Recursos Humanos do IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Antonio é Gerente Sênior da área de Talentos e Recompensas da Willis Towers Watson, sediado no escritório do Rio de Janeiro. É bacharel em Administração de Empresas pelo IBMEC RJ – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Ao longo de sua carreira de mais de 17 anos em Recursos Humanos, atuou como executivo em empresas do segmento de Petróleo e de Comunicação. Na Willis Towers Watson, realizou diversos projetos de consultoria para empresas do setor de alta tecnologia, energia, serviços, farmacêutico, telecomunicações, seguros, químico, mídia e de produtos de consumo, incluindo: • Filosofia e estratégias de remuneração • Planos de incentivos de curto e longo prazo • Programas de remuneração variável para força de vendas • Sistemas de avaliação de cargos • Sistemas de avaliação de desempenho • Modelo de competências • Mapas de carreira • Análise da competitividade da remuneração total
Carolina Losicer


Carolina Losicer
carolina.losicer@gmail.com
Acorda cotidianamente motivada pelo seguinte propósito: fazer parte da construção de um mundo onde amamos as segundas-feiras. Acredita que somos muito mais que “headcounts” somos "heartcounts“, e quando entendemos que atrás dos crachás existem corações, podemos transformar conexão emocional em veículo de engajamento, satisfação laboral e resultados de sucesso. Atuando como líder, gestora, consultora e palestrante, uniu sua trajetória a mais de 100 empresas e 20 mil pessoas. Profissional com mais de 15 anos de experiência em RH, Liderança, Aprendizagem, Engajamento, Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa, Propósito, Comunicação, Inovação, Gestão de Mudanças, Cultura e Clima Organizacional em empresas como Coca-Cola, Rede Globo, Grupo Eleva e Publicis Brasil. Mestre em Gestão e Sustentabilidade (UFF), pós graduada em Marketing (COPPEAD), formada em Comunicação Social (PUC) e com especialização em Programação Neurolinguística (SBPNL) e Psicanálise, Cultura Organizacional, Inovação e Liderança (Disney Institute), Recursos Humanos Estratégicos (David Ulrich – HR Model), Accountability (Culture Partners – The Oz Principle), Coaching e PNL (Tony Robins), Psicologia Positiva (SBPNL), Propósito (Simon Sinek Team), Comunicação Não Violenta (SBPNL / Carolina Nalon), Mudança de Mindset (Arbinger Institute), Gestão Projetos (Six Sigma) e Branding Corporativo (PUC).
Daniel Kamlot


Daniel Kamlot
danielkamlot@puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), graduado em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Professor do departamento de Administração de Empresas/IAG da PUC-Rio.Professor da FGV/EBAPE e professor/pesquisador da ESPM. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, propaganda, economia criativa e varejo. Já escreveu algumas dezenas de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de livros sobre marketing, gestão de varejo e economia criativa.
Denise Mathias Viana


Denise Mathias Viana
denise.viana@prof.iag.puc-rio.br
Sócia-diretora da DValor Consultoria em Recursos Humanos e Tecnologia, professora e coordenadora no curso de Formação em Recursos Humanos na Escola de Negócios IAG PUC-Rio e Professora convidada no MBA de Gestão de Pessoas e de Gestão de Negócios do IBMEC RJ. Profissional com mais de 30 anos de experiência em funções de liderança na área de Recursos Humanos de grandes empresas nacionais e multinacionais, tais como Xerox, Ricoh e Embratel, nas áreas de Remuneração, Benefícios, Planejamento de RH, Saúde e Segurança Ocupacional, além de funções em Marketing ligadas a Remuneração, Campanhas e Incentivos de Vendas para canais diretos e indiretos. Graduada em Administração de Empresas pela UERJ, com Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Rio, MBA Executivo pelo IBMEC e Mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - RJ.
Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica dos cursos de Formação em Recursos Humanos e de MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Possui extensa carreira executiva em empresas nacionais e multinacionais, tendo atuado nas áreas de Educação Corporativa, Gerenciamento do Conhecimento, Recursos Humanos, Inovação, Educação Corporativa, Gestão de Competências, Planejamento Estratégico e Qualidade Total. Entre as empresas, destacam-se o Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, EPE – Empresa de Pesquisa Energética, Xerox, como Diretora de Educação Corporativa, e Afferolab, como Vice-Presidente. Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, possui curso de nível MBA feito no Brasil e de nível gerencial em Kellogg - Northwestern University (Chicago). Certificação internacional: The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
Fernanda Magalhães


Fernanda Magalhães
fernandamagalhaes85@hotmail.com
Agile Expert na K21, instrutora, co-autora dos livros RH Ágil e Cultura Ágil e palestrante. MBA em Gestão de Projetos (PUC-RJ). Trabalhei com times e projetos globais e atuei como gerente de pessoas numa multinacional por 11 anos. No mundo Ágil desde 2016, formei times e gestores e implementei novas abordagens de trabalho, pilotando minha primeira transformação Ágil no time que liderei.
Jacqueline Resch


Jacqueline Resch
jacqueline@reschrh.com.br
MBA pelo COPPEAD / UFRJ. Pós Graduada em Psicoterapia pelo IPUB/UFRJ e graduada em Psicologia pela PUC- Rio. Atuou em cargos gerenciais em empresas brasileiras de grande porte e em 1993, iniciou sua atuação na consultoria em Recrutamento e Seleção. Sócia Diretora da Resch Recursos Humanos , empresa de Recrutamento e Seleção dedicada à busca de profissionais de nível executivo e especialistas. Já lecionou nos cursos de MBA do IBMEC e no Curso de Formação em RH do COPPEAD/ UFRJ.
Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer


Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br
Doutora e Mestre em Administração pela PUC-Rio, é Psicóloga, formada pela UFRJ e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo COPPEAD/UFRJ. Pesquisadora acadêmica da área de Liderança e comportamento organizacional possui interesse em temas relacionados a: desenvolvimento da liderança, engajamento e significado do trabalho. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e atualmente é professora convidada dos seguintes programas de pós-graduação: IAG PUC-Rio, Departamento de Empreendedorismo na UFF - Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá e Unigranrio. Sua trajetória profissional foi adquirida em empresas brasileiras e multinacionais atuando na área de Gestão de pessoas onde foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de programas da área com ênfase na potencialização do desempenho de lideranças e equipes. Como consultora, já prestou serviços de consultoria/facilitação de treinamentos para empresas como: Vale, Hotel Urbano, Zamboni, Banese, Zydus Nikkho, Norsul e Oi. Atualmente, é consultora|pesquisadora do Núcleo de organizações, relações do trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio.
Juliana Bracks


Juliana Bracks
juliana@bracks.adv.br
Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2015). Possui pós-graduação na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. Engenheira de produção formada pela UFRJ e advogada formada pela UERJ. Professora de Direito Material do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC/RJ e FGV/RJ. Sócia do escritório Bracks Advogados Associados.
Luiz Augusto Figueira


Luiz Augusto Figueira
Profissional com mais de 20 anos exercendo diversos cargos de liderança em diferentes áreas: finanças, comunicação, gestão de riscos, compliance, governança corporativa, estratégia empresarial. Atualmente, é Diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da Eletrobras e lidera as frentes de Pessoas, Ti, Suprimentos e Sustentabilidade. É professor convidado do MBA de Negócios do Setor Elétrico da FGV e Liderança, e professor convidado para MBA de RH da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Marcelo Carpilovsky


Marcelo Carpilovsky
mcarpi10@gmail.com
Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio e em Direito pela UERJ. Professor de pós-graduação e palestrante nas disciplinas Negociação e Resolução de Conflitos, Criatividade e Inovação nas Organizações, Processo Decisório, Liderança, Coaching e Mentoring. Professor de MBAs do IAG/PUC-Rio e da FGV. Coach Executivo C-Level. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional e em Terapia Familiar Sistêmica Breve, com cursos na Creative Education Foundation (Buffalo / NY) e no Instituto Mediare. Certificado pelo Integrated Coaching Institute (ICI) e pela Internacional Coaching Community (ICC). Fundador da Next Skills Desenvolvimento Executivo. Coautor do livro Liderança e Motivação (Ed. FGV), com cursos e palestras ministrados em empresas públicas e privadas, como Norsul, Coca-Cola, Eleva Educação, BRMalls, SH, Parmê, Conac, Sinduscon-Rio, TCE-MT, Fundação Real Grandeza, entre outras.
Marcos Caiado

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado. É graduado em Direito, pós-graduado em Direito Imobiliário e mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá . Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Empresário e Professor de diversos cursos de Pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Foi Conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Maria Isabel Peixoto Guimarães


Maria Isabel Peixoto Guimarães
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas, PUC-Rio, é graduada em Pedagogia, pela PUC-Rio, e possui mestrado em Engenharia de Produção, pela Coppe-UFRJ. Atua como consultora na área de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, com ênfase no diagnóstico e plano de ação para a criação de uma cultura de aprendizagem e para o desenvolvimento do Capital Humano nas organizações. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management) - Crie-Coppe/UFRJ. Na PUC-Rio, é professora dos cursos de Graduação e Mestrado Profissional em Administração, de cursos de especialização nos departamentos de Artes e Design, Administração e ECOA/CCE, além de atuar como supervisora do Laboratório de Inovação Pedagógica do IAG (LIP), e consultora do NORTE - Núcleo de Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria ou coordenou programas in company são: Furnas, GE Celma (Aviation), ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX, Icatu e IRB.
Patrícia Amélia Tomei


Patrícia Amélia Tomei
patomei@iag.puc-rio.br
Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008),O que é a Cultura Organizacional?" ( 2011) e "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).
Renata Geórgia Motta Kurtz


Renata Geórgia Motta Kurtz
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br
Doutora e mestre em Administração, com MBA em Gestão e RH, todos pela PUC-Rio, e graduada em Psicologia, pela UFRJ. Pesquisadora de Desenvolvimento de pessoas e equipes e organizacional. Sócia da Livre Docência Tecnologia Educacional e consultora de RH. Professora na UERJ e na PUC-Rio em cursos de graduação e pós-graduação. Instrutora de Mindfulness, certificada pela MTI e membro associado à ABRAMIND. Facilitadora certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® em LEGO®LAND Billund, Dinamarca. Treinadora especialista em Comunicação Não-Violenta, com treinamentos e trabalhos realizados com o Center for Nonviolent Communication (CNVC). Tem atuado na concepção e coordenação de soluções educacionais e desenvolvimento para PETROBRAS, Secretaria de Educação do RJ, STJ, TJDF, TRE, Justiça Federal, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil, Oi, IRB e ICATU.
Renato Cuenca


Renato Cuenca
renatocuenca@puc-rio.br
Doutorando em Administração pela PUC-Rio, pesquisando Comportamento Organizacional e Cultura Organizacional. É educador em Gestão, Liderança e Comportamento Organizacional. Mestre em Administração pela PUC-Rio (pesquisando liderança e comportamento organizacional), é formado pela PUC (bacharel em Economia) e FGV (MBA em Gestão Empresarial) de São Paulo. Foi aluno da Harvard Business School, Boston, USA, em curso sobre liderança, negociação e tomada de decisão. Professor dos programas de educação continuada da PUC-Rio desde 2009, e do MBA-RH do IAG da Puc-Rio. Também é professor da graduação e MBA na Escola Nacional de Seguros. É Mentor de Carreira e de Desenvolvimento de Soft Skill associado a Fox Human Capital. Possui trajetória profissional concentrada na área de Gestão Financeira, Estratégica, Processos e Relações com os Consumidores, com uma vivência de cerca de 35 anos em empresas multinacionais (Itaú, Pirelli e Tim), em cargos executivos e de liderança. É Vice-Presidente de Ensino, Educação e Cultura da Associação Brasileira das Relações Empresas-Clientes - ABRAREC.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista, por telefone ou por aplicativo de videoconferência, com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês, ainda que por meio do uso de tradutores eletrônicos.

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