MBA
GESTÃO DE MARKETING
 MBA
GESTÃO DE
MARKETING

PRÓXIMA TURMA

13 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30.

INVESTIMENTO

R$ 35.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.561,14.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

    • 15% até 30/11/25;
    • 10% até 30/01/26;
    • 5% até 28/02/26.

Segundo MBA com 50% de desconto3:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto.

Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs na área de Gestão/Negócios. Verifique junto à secretaria, através do WhatsApp (21) 99452-7756, se seu curso atende os pré-requisitos.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

 

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

11Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado.

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h).

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

O MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em marketing com conteúdos inovadores em economia criativa e no ambiente de trabalho digital.

O curso aborda o marketing clássico com a contribuição de novas ferramentas em mercados digitais e segmentos inovadores como o da economia criativa. A combinação perfeita de uma sólida base acadêmica de marketing e gestão, com atividades voltadas para a aplicação prática em um contexto empresarial cada vez mais on-line e interconectado.

O programa oferece ferramentas para a formulação e aplicação de estratégias de marketing e habilidades de gestão para desenvolver soluções direcionadas a consumo, varejo, marcas e, principalmente, mídias digitais. E, ainda, com a aplicação das ferramentas mais recentes de relacionamento com o cliente, como Database Marketing (DBM) e Customer Relationship Management (CRM).

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O objetivo do MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ampliar a perspectiva gerencial dos participantes no que tange à área de Marketing, proporcionando uma visão desta atividade integrada à estratégia global das empresas.

Para tanto, o curso busca:

  • Aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de marketing;
  • Oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de marketing em áreas específicas, como marketing digital e de eventos, explorando ideias e ações que proporcionem experiências marcantes para o consumidor;
  • Desenvolver capacidade de análise e reflexão críticas acerca das principais funções da área de marketing nas organizações;
  • Especializar profissionais em marketing aptos a atuar em posições de liderança nas organizações, aplicando soluções em um ambiente competitivo global;
  • Promover a colaboração, integração e a troca de experiências entre os participantes.

A teoria do marketing clássico aliada à aplicação prática em uma nova e desafiadora configuração de mundo, em que as ferramentas digitais são protagonistas.

PÚBLICO-ALVO

Voltado para:

-Administradores, publicitários, jornalistas, relações-públicas, designers e empreendedores;

-Profissionais de outras áreas de atuação que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções da área de marketing;

-Profissionais em diferentes estágios de carreira, integrando suas experiências e trajetórias pessoais.

-A proposta é permitir, por meio deste encontro de talentos, uma rica troca de conhecimento, com conteúdo voltado para inovação que só uma instituição consolidada e de vanguarda como a PUC-Rio pode oferecer.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
abaiocchi@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Conceitos Fundamentais de Marketing

A  importância  e  a  dificuldade  do  estudo  do  comportamento  do  consumidor. Influências  demográficas,  psicológicas,  culturais  e  sociais  no  comportamento do  consumidor,  modelos  e  processos  de  decisão  de  compra.  O mercado industrial.

A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing  e  hierarquia  de  estratégias.  Estratégias  de  expansão  de  negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e  estratégias  baseadas  em  valor.  Implementação, avaliação  e  controle de estratégias de marketing.

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios  globais.  Análise  das  ambiências:  econômicas,  políticas,  legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.

Disciplinas Gerenciais de Marketing

Os  desafios  de  um  gerente  de  produto  e  serviços.  O  planejamento  e desenvolvimento  de  produtos  e  serviços.  A  organização  para  lançamento  de novos  produtos  e  serviços  e  linha  de  produtos  e  serviços.  O  ciclo  de  vida  de produtos  e  serviços.  Obsolescência  e  moda.  Características de produtos  e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.

Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e  sinergia  de  comunicação,  serviço,  preço  e  distribuição.  Análise  situacional: instituição,  ponto-de-venda,  seção  e  serviços.  Comunicação  institucional  e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção  e  merchandising  nos pontos-de-venda.  Plano  integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.

Características  dos  serviços  e  implicações  para  o  processo  de  marketing. Excelência  em  serviços.  Inovações  na  prestação  de  serviços.  Atendimento  e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.

Marketing Digital

Marketing  de  relacionamento  e  de  transação.  Marketing  one-to-one  e  o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência  da  satisfação,  da  fidelização  de  clientes  e  das  expectativas.  A construção  do  relacionamento  e  o  novo  consumidor.  Conceitos,  objetivos  e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de  marketing  direto.  Database  marketing.  Datamining.  Avaliação  do  valor  do cliente.  Inovações  no  relacionamento  e  a  expansão  das  opções  estratégicas. Os  vínculos  como  força  motriz.  Os  diferentes  graus  de  vínculos:  produtos, cliente e sistema.

O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet

História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.

Disciplina-laboratório de discussão e aplicação de tendências em projetos práticos. A produção audiovisual como um negócio em si e uma plataforma de soluções para outros negócios.

Em um mundo amplamente conectado e no qual o conteúdo escorre por múltiplas telas, o público é impactado o dia inteiro por estímulos em áudio e vídeo e toma decisões de consumo a partir deles. Mais que isso, ele também produz conteúdo, participa cada vez mais ativamente de comunidades e se engaja com pessoas e marcas. Por outro lado, empresas de diferentes escalas e segmentos de mercado entraram no jogo, geram conteúdo proprietário e dividem a atenção da audiência com players tradicionais de mídia. Como participar deste universo?

Indústria Criativa

Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.

O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país. As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008) A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais. Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.

TCC

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
abaiocchi@puc-rio.br

André Lacombe Penna da Rocha

Doutor em Agricultural Economics
lacombe@iag.puc-rio.br

Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br

Camila Kieffer

MBA em Estratégia e Ciência do Consumo péla ESPM. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
camilla.kiefer@gmail.com

Daniel Kamlot

Doutor em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia de Computação
danielkamlot@puc-rio.br

Eduardo Madella

Doutorando e Mestre em Administração pelo Coppead/UFRJ, e Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense
+

Elmo Gomes

PhD em Economia pela Herts, no Reino Unido
elmo.gomes@outlook.com

Fernanda Menegotto

Especialista em Branded Entertainment Audiovisual e Produtora Executiva.
fernanda@fmmcontent.com.br

Flavia Melo

Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UERJ. Especialista em Marketing e Mídia Educação e graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio.
+

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
graziela@prof.iag.puc-rio.br

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

José Zacour

Diretor Administrativo da GHWesco e Mestrando em Administração pela PUC-Rio e MBA pelo INSEAD-França.
jose.zacour@gmail.com

Juliana Turano Figueiredo

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio. Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e Pós-graduação em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM

Leila Toledo Martinho

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Experiência executiva em empresas de bens de consumo e franquias: Coca-Cola e Grupo Boticário. Liderou a criação da área de Trade Marketing da rede O Boticário, implantando projetos como o de Comunicação Integrada, incentivos e esforços de marketing. Como consultora, atua em planejamento empresarial, diagnóstico, modelagem e formatação de redes de franquia. Professora do MBA em Gestão de Marketing da PUC-Rio.
leila.toledo@phd.iag.puc-rio.br

Leonardo Soares

Bacharel em Administração de Empresas, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010), Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2013) e Doutor em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa de mídias e mediações, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2022).
+

Marcus Wilcox Hemais

Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto
cubamancebo@prof.iag.puc-rio.br

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes

sylviatam@prof.iag.puc-rio.br

Vinicius Aguiar Ribeiro

viniciusaguiarribeiro@hotmail.com

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA

O MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em marketing com conteúdos inovadores em economia criativa e no ambiente de trabalho digital.

O curso aborda o marketing clássico com a contribuição de novas ferramentas em mercados digitais e segmentos inovadores como o da economia criativa. A combinação perfeita de uma sólida base acadêmica de marketing e gestão, com atividades voltadas para a aplicação prática em um contexto empresarial cada vez mais on-line e interconectado.

O programa oferece ferramentas para a formulação e aplicação de estratégias de marketing e habilidades de gestão para desenvolver soluções direcionadas a consumo, varejo, marcas e, principalmente, mídias digitais. E, ainda, com a aplicação das ferramentas mais recentes de relacionamento com o cliente, como Database Marketing (DBM) e Customer Relationship Management (CRM).

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O objetivo do MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ampliar a perspectiva gerencial dos participantes no que tange à área de Marketing, proporcionando uma visão desta atividade integrada à estratégia global das empresas.

Para tanto, o curso busca:

  • Aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de marketing;
  • Oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de marketing em áreas específicas, como marketing digital e de eventos, explorando ideias e ações que proporcionem experiências marcantes para o consumidor;
  • Desenvolver capacidade de análise e reflexão críticas acerca das principais funções da área de marketing nas organizações;
  • Especializar profissionais em marketing aptos a atuar em posições de liderança nas organizações, aplicando soluções em um ambiente competitivo global;
  • Promover a colaboração, integração e a troca de experiências entre os participantes.

A teoria do marketing clássico aliada à aplicação prática em uma nova e desafiadora configuração de mundo, em que as ferramentas digitais são protagonistas.

PÚBLICO-ALVO

Voltado para:

-Administradores, publicitários, jornalistas, relações-públicas, designers e empreendedores;

-Profissionais de outras áreas de atuação que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções da área de marketing;

-Profissionais em diferentes estágios de carreira, integrando suas experiências e trajetórias pessoais.

-A proposta é permitir, por meio deste encontro de talentos, uma rica troca de conhecimento, com conteúdo voltado para inovação que só uma instituição consolidada e de vanguarda como a PUC-Rio pode oferecer.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
abaiocchi@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

PRÓXIMA TURMA

13 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30.

INVESTIMENTO

R$ 35.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.561,14.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

    • 15% até 30/11/25;
    • 10% até 30/01/26;
    • 5% até 28/02/26.

Segundo MBA com 50% de desconto3:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto.

Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs na área de Gestão/Negócios. Verifique junto à secretaria, através do WhatsApp (21) 99452-7756, se seu curso atende os pré-requisitos.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

 

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

11Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado.

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h).

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Conceitos Fundamentais de Marketing

A  importância  e  a  dificuldade  do  estudo  do  comportamento  do  consumidor. Influências  demográficas,  psicológicas,  culturais  e  sociais  no  comportamento do  consumidor,  modelos  e  processos  de  decisão  de  compra.  O mercado industrial.

A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing  e  hierarquia  de  estratégias.  Estratégias  de  expansão  de  negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e  estratégias  baseadas  em  valor.  Implementação, avaliação  e  controle de estratégias de marketing.

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios  globais.  Análise  das  ambiências:  econômicas,  políticas,  legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.

Disciplinas Gerenciais de Marketing

Os  desafios  de  um  gerente  de  produto  e  serviços.  O  planejamento  e desenvolvimento  de  produtos  e  serviços.  A  organização  para  lançamento  de novos  produtos  e  serviços  e  linha  de  produtos  e  serviços.  O  ciclo  de  vida  de produtos  e  serviços.  Obsolescência  e  moda.  Características de produtos  e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.

Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e  sinergia  de  comunicação,  serviço,  preço  e  distribuição.  Análise  situacional: instituição,  ponto-de-venda,  seção  e  serviços.  Comunicação  institucional  e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção  e  merchandising  nos pontos-de-venda.  Plano  integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.

Características  dos  serviços  e  implicações  para  o  processo  de  marketing. Excelência  em  serviços.  Inovações  na  prestação  de  serviços.  Atendimento  e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.

Marketing Digital

Marketing  de  relacionamento  e  de  transação.  Marketing  one-to-one  e  o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência  da  satisfação,  da  fidelização  de  clientes  e  das  expectativas.  A construção  do  relacionamento  e  o  novo  consumidor.  Conceitos,  objetivos  e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de  marketing  direto.  Database  marketing.  Datamining.  Avaliação  do  valor  do cliente.  Inovações  no  relacionamento  e  a  expansão  das  opções  estratégicas. Os  vínculos  como  força  motriz.  Os  diferentes  graus  de  vínculos:  produtos, cliente e sistema.

O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet

História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.

Disciplina-laboratório de discussão e aplicação de tendências em projetos práticos. A produção audiovisual como um negócio em si e uma plataforma de soluções para outros negócios.

Em um mundo amplamente conectado e no qual o conteúdo escorre por múltiplas telas, o público é impactado o dia inteiro por estímulos em áudio e vídeo e toma decisões de consumo a partir deles. Mais que isso, ele também produz conteúdo, participa cada vez mais ativamente de comunidades e se engaja com pessoas e marcas. Por outro lado, empresas de diferentes escalas e segmentos de mercado entraram no jogo, geram conteúdo proprietário e dividem a atenção da audiência com players tradicionais de mídia. Como participar deste universo?

Indústria Criativa

Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.

O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país. As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008) A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais. Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.

TCC

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
abaiocchi@puc-rio.br

André Lacombe Penna da Rocha

Doutor em Agricultural Economics
lacombe@iag.puc-rio.br

Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br

Camila Kieffer

MBA em Estratégia e Ciência do Consumo péla ESPM. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
camilla.kiefer@gmail.com

Daniel Kamlot

Doutor em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia de Computação
danielkamlot@puc-rio.br

Eduardo Madella

Doutorando e Mestre em Administração pelo Coppead/UFRJ, e Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense
+

Elmo Gomes

PhD em Economia pela Herts, no Reino Unido
elmo.gomes@outlook.com

Fernanda Menegotto

Especialista em Branded Entertainment Audiovisual e Produtora Executiva.
fernanda@fmmcontent.com.br

Flavia Melo

Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UERJ. Especialista em Marketing e Mídia Educação e graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio.
+

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
graziela@prof.iag.puc-rio.br

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

José Zacour

Diretor Administrativo da GHWesco e Mestrando em Administração pela PUC-Rio e MBA pelo INSEAD-França.
jose.zacour@gmail.com

Juliana Turano Figueiredo

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio. Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e Pós-graduação em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM

Leila Toledo Martinho

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Experiência executiva em empresas de bens de consumo e franquias: Coca-Cola e Grupo Boticário. Liderou a criação da área de Trade Marketing da rede O Boticário, implantando projetos como o de Comunicação Integrada, incentivos e esforços de marketing. Como consultora, atua em planejamento empresarial, diagnóstico, modelagem e formatação de redes de franquia. Professora do MBA em Gestão de Marketing da PUC-Rio.
leila.toledo@phd.iag.puc-rio.br

Leonardo Soares

Bacharel em Administração de Empresas, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010), Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2013) e Doutor em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa de mídias e mediações, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2022).
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Marcus Wilcox Hemais

Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto
cubamancebo@prof.iag.puc-rio.br

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes

sylviatam@prof.iag.puc-rio.br

Vinicius Aguiar Ribeiro

viniciusaguiarribeiro@hotmail.com

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

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